Sagrado de Birmânia
O gato sagrado de Birmânia, anteriormente conhecido como gato birmano, é produto de acasalamentos entre gatos Persas e Angorás, que ocorreram em França, no século passado. Nos anos cinquenta, esta raça começou a ser exportada para o Reino Unido e, mais tarde, para os Estados Unidos.
Estes animais têm tamanho médio, atingindo os oito quilos de peso. A sua cabeça é redonda e de forma oval. Este gato tem nariz mediano e olhos azuis-escuros, grandes e profundos. As orelhas encontram-se bem separadas e são ligeiramente inclinadas. O corpo alongado é forte e robusto, devido à bem desenvolvida estrutura muscular e óssea. As extremidades das patas são muito redondas, apresentado pelagem, entre os dedos. O gato Sagrado de Birmânia tem uma cauda média, peluda e espessa, que faz questão de trazer sempre levantada.
O pelo, deste animal, é denso e longo, diminuindo, em tamanho, nas extremidades e no rosto. As suas cores características são as mesmas de um gato siamês.
O gato Sagrado de Birmânia é muito tranquilo e sociável, quer nos estejamos a referir a indivíduos da mesma espécie, quer estejamos a falar de cães e humanos. Por outro lado são muito brincalhões e carinhosos. Embora ronronem intensamente, raramente miam.
Devido à sua pelagem é aconselhada uma escovagem, de semana a semana. Esta deve ser diária, quando na época de queda de pelo.