Raças de gatos – Persa

Raças de gatos – Persa

Os gatos persas são um cruzamento entre gatos provenientes da antiga Pérsia (actual Irão) e da Turquia. Durante vários anos foi efectuada criação selectiva de forma a aprimorar a raça, criando assim as várias cores e padrões existentes hoje em dia.

O gato persa adapta-se a espaços pequenos e à vida com humanos em casas e apartamentos.
Por norma este gato passa a maior parte do tempo em longas sestas e adora mimos dos donos.
Apesar de gostarem de brincar a sua personalidade tranquila e pacífica não é propicia a brincadeiras de grande entusiasmo.

Se quiser ver um gato persa feliz deixe-o dormir e mime-o bastante.

Estes gatos são bastante dedicados aos donos e dão-se bem com outros animais devido ao seu temperamento meigo e até um pouco solitário.

Fisicamente os gatos persas têm entre 3 e 7 kg, orelhas de ponta arredondada e bastante pequenas. Os seus olhos são redondos de cor intensa e as patas bastante curtas mas fortes. Dois dos seus maiores atributos são o pelo que deverá ser longo e bastante suave, e a cauda que é curta e proporcional ao corpo.

Estes gatos devido ao seu pelo delicado deverão ser escovados diariamente com um pente de dentes largos.

Como quase todas as raças de cruzamento a saúde destes gatos é um frágil e têm muitas vezes problemas de saúde, que, apesar da maior parte das vezes não ser grave requer algum cuidado redobrado. Entre os problemas mais comuns nestes gatos estão as conjuntivites e as doenças renais.

É um gato ideal para quem tem crianças ou outros animais em casa, assim como para quem gosta de passar tempo a mimar o seu pequeno felino.

Tags: , ,

Comentários

Top