Poderá um gato ser vegetariano?

Poderá um gato ser vegetariano?

Os pequenos felinos são por natureza uma espécie carnívora, o que significa que a carne proveniente de outros animais é a sua principal fonte de nutrientes.

Desta forma, para além de necessitarem de uma ingestão muito alta de proteína animal em relação às necessidades de outros mamíferos, qualquer gato vai depender principalmente da carne para conseguir obter os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e bem estar, como por exemplo a Taurina, a Vitamina A e a Vitamina B12.

Caso não saiba, as consequências originadas pela falta de carne na dieta de um gato podem ser realmente muito graves. Por exemplo quando um gato fica com escassez de Vitamina A no seu organismo, poderá começar a ficar surdo e a ter severos problemas de pele, nos ossos, no sistema intestinal e até reprodutivo.
Por outro lado, os gatos que têm níveis baixos de taurina, poderão ficar cegos.

Resumindo, a saúde de um gato depende muito das proteínas animais. Quando o pequeno felino não tem a quantidade necessária de proteínas na sua alimentação, os seus próprios músculos e orgãos começam a ser lentamente consumidos com o objetivo principal de obter esses tais nutrientes.

Tendo em conta que os pequenos felinos sempre caçaram para sobreviver e receber os nutrientes necessários à sua espécie, a evolução dos gatos nunca passou pela habilidade de produzir esses nutrientes como acontece com outras espécies.

De uma forma similar, o sistema digestivo de um gato é adaptado para ingerir e digerir carnes. Aliás, o trato digestivo do gato é bastante mais curto do que nos outros animais principalmente porque não precisa de fermentar e processar a celulose de plantas, tal qual os herbívoros.

Ao alimentar o seu gato com rações que tenham na sua constituição muitos carbohidratos e níveis baixos de proteína animal, vai prejudicar de uma forma grave a nutrição do seu felino. De uma forma geral, toda a alimentação do seu gato deve replicar a sua dieta ancestral, tendo principalmente carne fresca de animais.

Caso você não saiba, isso acontece também com os felinos grandes, os gatos selvagens de uma forma feral bebem pouca água fresca, conseguindo obter a maioria dos líquidos que precisam para se hidratar ­a partir da carne e sangue proveniente das suas presas.

Já no caso dos gatos domésticos, principalmente se você adaptou a utilização de rações secas ao seu gato, é extremamente importante que ofereça sempre água fresca ao seu animal.

Tags: , , , ,

Comentários

Top