Pode o gato beber leite?

Pode o gato beber leite?

Toda a gente já viu, especialmente nos filmes, a paixão dos gatos por uma taça cheia de leite frio. Mas será que, na vida real, o leite é assim tão apetitoso para os gatos?

Neste artigo, vamos mostrar-­lhe várias vantagens e desvantagens do leite para gatos.

No decorrer das primeiras semanas de vida, os gatinhos realmente precisam do leite materno para sobreviver e para terem um correto e rápido desenvolvimento em termos de saúde e corpo.

O leite tem na sua constituição muitas proteínas, gorduras e anticorpos que têm uma enorme importância para o seu crescimento, por essa mesma razão, qualquer pequeno felino não vai precisar de outro alimento até ter quatro semanas de vida.

Apesar de tudo, não é aconselhável que seja dado leite de vaca a um gatinho. Mesmo que tenha acontecido alguma coisa à mãe , o pequeno felino não deve consumir leite de vaca, mas sim leite de substituição que pode ser encontrado nas mais variadas lojas de animais e veterinários.

O leite de vaca tem na sua constituição partículas completamente diferentes do leite de gata e a intolerância ao mesmo é muitas vezes manifestada por volta dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas do leite para humanos existir alguma indisposição digestiva, pode ter toda a certeza que o seu gato tem uma intolerância à lactose. E quando falamos em leite, também se trata dos seus derivados.

Já na fase adulta, quase a totalidade dos gatos são totalmente intolerantes ao leite de casa, mais precisamente à lactose (que é o açúcar que encontra­se presente no leite), isto acontece por uma simples razão, o organismo desses pequenos felinos não tem a enzima com função de digerir a lactose.
O resultado disto são dores de barriga e por vezes uma forte diarreia.

Não se esqueça que existem diversos tipos de comida que o seu gato pode comer sem ser o leite.

Se oferecer leite ao seu felino ele vai, certamente saborear todo o prato, pois o sabor é doce e bastante atractivo para o gato, no entanto, depois, porque a digestão é inadequada e os níveis de batéria do trato digestivo inferior aumenta, poderá existir um arrependimento rápido, e será rapidamente notável o desconforto do gato.

Por outro lado, o leite também poderá ser uma verdadeira guloseima ocasional para o seu gato, no entanto, é bom que compre um leite realmente produzido para gatos. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, este tipo de leite mesmo.

E a vantagem principal de dar leite para gatos ao seu felino em vez das guloseimas, é que, provavelmente, o leite é muito mais saudável.

Tags: , , , ,

Comentários

Top