Perder pêlo – Um problema quase com solução

Perder pêlo – Um problema quase com solução

O pêlo espalhado por todos os cantos é um problema que todos os donos de gatos têm. Se tem um pequeno felino em casa certamente sabe do que falamos.

Os gatos necessitam de largar pêlo para manter uma pelagem saudável. Substituem o pêlo velho por novo duas vezes ao ano: na Primavera, altura em que caem grandes quantidades de pêlo que protegeram o felino do frio no Inverno e outra no Outono, altura em que a pelagem se torna mais densa para proteger o animal do frio.

Os gatos que não acedem ao exterior de casa perdem menos pêlo pois a queda do pêlo está relacionada com a exposição ao sol, mas em contrapartida a perca de pêlo acontece durante todo o ano devido à iluminação artificial.

Existem também problemas de saúde que podem intensificar a queda do pêlo. Se o seu gato começou a largar grandes quantidades de pêlo sem razão aparente o melhor é consultar um veterinário, pois pode ser algum problema de saúde.
Os problemas mais comuns na queda abrupta de pêlo estão relacionados com stress. A mudança de casa, barulhos altos, ou troca de hábitos pode colocar o seu felino em stress e consequentemente levar à perca de pêlo.

Existem várias formas de minimizar os pêlos perdidos pela casa inteira:

Banho

Esta é uma forma de remover os pêlos mortos evitando que estes se espalhem por todo o lado. Contudo existem muitos gatos com medo da água, pelo que o banho pode ser uma tarefa inglória. Se o seu pequeno felino for averso à água pode optar por toalhitas próprias para o efeito.

Escovagem

Escovar o gato é relaxante para o animal e também evita que os pêlos se espalhem pela casa inteira. Para escovar o seu animal lembre-se que cada tipo de pêlo necessita de uma escova apropriada. Os gatos de pêlo curto devem ser escovados com escovas macias, por outro lado os de pêlo comprido precisam de escovas com dentes mais rijos para desfazer os nós e riças.

Alimentação

Alguma especialistas dizem que a alimentação rica em Omega-3 e 6 é fundamental para o pêlo sedoso, bonito e com menos queda. Existem vários tipos de alimentação que contribuem para a melhoria do pêlo, sendo cada tipo apropriado para diferentes raças. No caso de querer ajustar a alimentação do seu pequeno felino o melhor será consultar o veterinário.

Na prática todos os pequenos felinos largam pêlo e por muito que se esforce irá sempre encontrar um ou outro pêlo num local indesejável, mas aceitando esse facto e utilizando algumas das indicações que aqui lhe deixamos poderá minimizar esse pequeno problema.

Tags: , , , ,

Comentários

Top