Os gatos enjoam a comida?

Os gatos enjoam a comida?

Muitas vezes ficamos com a ideia que o gato enjoou a ração e está na altura de trocar para outra. Seguindo esta ideia trocamos vezes sem conta até ficarmos sem opção ou começarmos a dar comida barata de supermercado que eles devoram rapidamente.

A verdade é que os gatos não enjoam a comida!

Muitas das vezes eles preferem a comida barata de supermercado pois esta é composta com imensos ingredientes para ficar mais apurada. Apesar de eles comerem taças cheias desta comida o seu valor energético é inferior ao da comida premium, pelo que é normal os felinos devorarem duas ou três vezes mais ração barata do que a premium.

Apesar de serem esquisitos com a comida e com o que comem os gatos não enjoam a comida de um dia para o outro. Se o gato comia uma determinada ração e um dia deixou, simplesmente, de comer terá de verificar quais foram os factores que levaram a esse comportamento.
As razões poderão ser tão variadas como uma doença, um cheiro diferente, a ração estar detiorada ou pura e simplesmente “manha”.

Deverão verificar junto do veterinário se o vosso felino não está a padecer de nenhuma doença que possa comprometer a sua saúde, pois os gatos não gostam de mostrar o seu lado fraco e muitas vezes quando se verifica a doença ela já está em estado avançado. Um dos indicadores de maior preocupação é, sem dúvida, a falta de apetite. Nestes casos não espere muito tempo, pois ao não se alimentarem os gatos absorvem a gordura do figado para reporem a energia e essa gordura é prejudicial para a saúde do animal.

Se o apetite diminuiu e verificaram que não se trata de nenhuma doença, ou querem primeiramente despistar as outras hipóteses  podem experimentar oferecer ao felino ração húmida e verificar se ele come. Normalmente estas latinhas de comida são altamente saborosas e os gatos não conseguem resistir.

Nestes casos muitas vezes o que se passa com o gato é simplesmente “manha”, ou porque sabem que se não comerem a ração habitual o dono vai-lhes oferecer comida mais saborosa e então vão esperando para receber essa guloseima ou porque estão stressados, caso por exemplo tenha ido de férias e deixado o animal com outras pessoas. Nesses casos um pouco de mimo e atenção é a solução rápida e eficaz.

Ocasionalmente poderá acontecer a ração habitual não ter o mesmo cheiro ou sabor, devido à troca da taça por uma nova ou de uma embalagem que não tenha sido bem acondicionada.

Vá eliminando as hipoteses até descobrir qual é a causa de o animal ter deixado de comer a ração habitual antes de comprar todas as marcas de ração que existem à espera que ele volte a comer normalmente.

 

Tags: , , , ,

Comentários

Top