O ronronar dos gatos

O ronronar dos gatos

Os gatos geralmente ronronam quando estão contentes, mas esse ronronar também poderá resultar de algum problema de saúde ou mesmo quando sentem dor.
Existem estudos que indicam que o ronronar do gato ajuda a respiração ou mesmo a fortalecer os ossos do pequeno felino, mas embora seja fácil ouvir um gato a ronronar é bastante  difícil efectuar um bom estudo sobre o assunto.

Existe uma teoria estudada que defende que o ronronar não está ligado à passagem de ar mas sim ao fluxo sanguíneo. A contracção dos músculos perto do diafragma origina uma alteração da velocidade do sangue provocando oscilações, que viajam pelos brônquios e pela traqueia onde são amplificadas.

Existem alguns gatos que possuem danos nas cordas vocais e são incapazes de produzir qualquer som mas mesmo assim são capazes de ronronar, o que sustenta esta teoria.

Na prática o som do ronronar é o primeiro som que as mães transmitem aos gatinhos o que lhes transmite segurança. Por sua vez as crias ronronam para dizer à mãe que está tudo bem com a sua saúde.

Todos os felinos são capazes de ronronar, mas os grandes felinos como os leões ou os tigres conseguem rugir em vez de ronronar ou miar. Enquanto o ronronar puxa o ar para dentro do animal o rugido expele o ar com grande força.

Em nós humanos o ronronar dos gatos tem uma influência positiva e pode inclusive ajudar a aliviar algumas dores devido à ressonância dos sons nas frequências baixas em que é emitido. Existem diversos estudos que comprovam isso mesmo.

Menos cientifico mas igualmente real é que o ronrom dos gatos transmite calma aos humanos e ajuda a reduzir o stress, afinal não há ninguém que fique indiferente quando ouve o ronronar do seu pequeno felino enquanto o acaricia.

 

Tags: , , , ,

Comentários

Top