O gato na velhice

O gato na velhice

Como todos os seres vivos os gatos também envelhecem. Com o avançar da idade o comportamento dos pequenos felinos sofre transformações, o sistema abranda e temos de ter atenção a alguns pormenores e estar aptos para esta mudança de forma a conseguirmos proporcionar um ambiente tranquilo e feliz nesta altura da vida dos gatos.

Os gatos abrandam o ritmo conforme vão envelhecendo, apesar de parecer que dormem mais acontece precisamente o contrário. Por norma os gatos começam a dormir durante o dia e a ficarem acordados durante a noite enquanto os humanos dormem.

O nivel de actividade diminui e o tratamento do pêlo também é reduzido, assim como o uso que fazem das unhas diminui. Assim sendo os donos de gatos idosos têm de estar mais atentos ao tamanho das unhas e ao pêlo dos animais para que este se mantenha saudável.

A obesidade é uma grande preocupação com o avançar da idade, visto que o grau de actividades diminui os animais idosos têm mais propenção para ficarem gordos.

Os olhos e ouvidos deixam de ficar tão apurados com a idade, inclusive alguns animais ficam mesmo surdos em idade avançada. Com estes sentidos menos apurados os pequenos felinos tendem a ficar mais stressados e receosos o que pode desencadear alguma agressividade.

O pêlo do gato tende a ficar mais seco e baço assim como a pelagem fica mais grossa.
Como pode verificar as mudanças nos gatos idosos não são tâo expressivas que não consiga lidar com elas, com alguma paciência e adaptação pode tomar conta do seu pequeno felino proporcionando-lhe momentos muito felizes e calmos.

Tags: , , , , ,

Comentários

Top