Gatos Habana

Gatos Habana

A origem dos gatos Habana remonta ao século XIX. Ao contrário do que se possa imaginar, esta raça não surgiu em Cuba, mas sim no Reino Unido. O seu nome está relacionado com a cor do pelo, que é semelhante à do Tabaco Habano. Contudo, foi no século passado que se definiu as características do gato Habana, através de cruzamentos com animais de raça Siameses Chocolate Point.

No mundo moderno, estes animais têm uma grande reputação, quer no seu país originário, quer nos Estados Unidos.

Este gato tem tamanho médio, pesado entre dois quilos e meio e os quatro quilos e meio. A sua cabeça é alongada e de estrutura triangular. Por outro lado, tem olhos grandes, de forma oval e, geralmente de cor verde, podendo haver exceções. O gato Habana é alto, de comprimento médio e contém orelhas grandes, com pontas arredondadas. Apesar de este animal ter um esqueleto e uma musculatura fortes, a cauda é fina e comprida. O pelo desta raça é curto, fino e sedoso, destacando-se a espessura e o brilho. A coloração, entre indivíduos Habana, é semelhante, apresentando tons como o do chocolate, da avelã ou a cor castanha.

O gato Habana é muito brincalhão e ativo. Embora, com o tempo, se habitue à convivência com outras espécies, nomeadamente com o homem, ao primeiro contato, este gato pode mostrar-se distante ou até agressivo.

Tags: ,

Comentários

Top