É necessário cuidar do pelo dos felídeos?

É necessário cuidar do pelo dos felídeos?

O pelo de um gato é um dos mais bonitos, dos seus elementos. No entanto, para manter essa aparência, há necessidade de cuidados regulares. Quanto maior for a pelagem do animal, mais cuidados vai requerer. Neste caso, há maior probabilidade de se criarem emaranhados de pelo que podem trazer dor, ao animal, ou até fazer ferimentos na pele. Alguns destes, quando atingem grandes dimensões, só são possíveis de tirar através de uma rapagem de pelo, o que não é confortável para o gato.

Apesar disto, um animal de pelo curto também necessita de cuidados embora mais espaçados no tempo.

Como a maioria das pessoas sabem, o pequeno felino tem hábitos de higiene próprios e autónomos. Ao lamberem um pelo que não é cuidado pelo dono, podem engolir uma grande porção deste, formando as chamadas “bolas de pelo”. Estas acumulam-se no estômago, uma vez que o sistema digestivo não as consegue HENTAI ANIME 08 digerir.

Posteriormente são expulsas pelo gato que tosse repetidamente, para o conseguir fazer. Embora este processo não Jusice League Hentai Porn Fight Struggle Fuck acarrete impactos, para a saúde do animal, é desagradável para este e para o seu dono. Quando a quantidade de pelo engolido é demasiada, pode ocorrer obstrução dos intestinos, sendo necessário recorrer a uma cirurgia para salvar o animal.

 O pelo do gato pode ser tratado em casa, contudo é aconselhado leva-lo periodicamente a um especialista. Estes profissionais são devidamente treinados e, a maior parte das vezes, têm experiência, factores que reduzem o tempo necessário para um pelo vistoso e, consequentemente o stress provocado ao gatinho.

Há duas ferramentas indispensáveis para o cuidado da pelagem destes felinos. A primeiro é um pente de metal, resistente e com dentes redondos e largos. Este tipo de produto é facilmente encontrado à venda e têm preços acessíveis. A segunda é uma escova com cerdas semelhante à língua do animal ou a pequenos pregos dobrados. A maioria destes felinos gosta da sensação que estes instrumentos provocam.

Para ser mais fácil a escovagem de um gato, há alguns aspectos importantes. O momento deve ser encarado como uma oportunidade de mimo e não como um cuidado necessário. As caricias devem ser intercaladas com as escovagens. Lembre-se de controlar a força com que escova o animal e tente limitar os movimentos deste, mas sem que o felino sinta medo. Quando o gato começa a sentir-se irritado, não vale a pena insistir. O mais correto é libertar o animal e recomeçar a tarefa mais tarde.

Tags: , , ,

Comentários

Top