Diferentes tipos de comida

Diferentes tipos de comida

Para o seu gato existem diversos tipos de alimentação disponíveis, e outros que até poderão ser confeccionados por si. Tenha em atenção que cada gato é diferente e dependendo da raça, da idade e dos seus hábitos a alimentação varia.

Os gatos não necessitam de grande variedade alimentar, e não enjoam uma comida, deixando de gostar de um dia para o outro, porém terão de ser alimentados com todas as vitaminas necessárias ao seu bem-estar.

Como principais tipos de alimentação existem:

Refeições caseiras

Trata-se de uma refeição preparada por si, baseada em ingredientes tais como, arroz, carne, peixe e legumes.
Apesar de ter um tempo de preparação elevado, esse mesmo tempo é amplamente recompensado pelo reforço da ligação afectiva entre si e o seu gato. Como grandes inconvenientes o custo por refeição e a dificuldade de conseguir uma dieta equilibrada que contenha todas as vitaminas, proteinas, e afins necessárias para a correcta alimentação do felino.

Alimentos industriais

A principal vantagem destes alimentos é o facto de fornecerem ao seu gato todos os elementos necessários para um bom desenvolvimento e um crescimento regular. São elaborados cuidadosamente eutilizam bons ingredientes. O seu custo é bastante inferior ao das refeições caseiras e não exigem qualquer tipo de preparação. Podem ser húmidos ou secos.

Alimentos húmidos (latas ou saquetas)

Contêm em média 80% de humidade. Uma vez abertas as latas, o tempo de conservação destes alimentos é bastante reduzido e representam um custo superior ao da alimentação seca. Tenha atenção ao alimentar o seu gato apenas com alimentos húmidos e quais é que fornece ao seu gato, pois existem diversos que não contém qualidade suficiente para alimentar o seu felino. Podem ser utilizados como complemento da alimentação seca.
Normalmente quando os gatos são alimentados com este tipo de alimentos a quantidade de água ingerida diminui pois estes alimentos já são ricos em àgua.

Alimentos secos (croquetes)

Os alimentos secos contêm um teor em água inferior a 14% (geralmente 8 a 10%), logo os gatos irão ingerir mais água quando dispõem apenas deste tipo de alimentação. São alimentos completos e equilibrados que fornecem todos os nutrientes indispensáveis ao seu felino.
Existem diversas marcas no mercado e diferentes qualidades por marca, tenha em atenção ao ciclo de vida em que o seu gato se encontra e não adquira grandes quantidades de apenas possuir um ou dois gatos pois poderá levar a que a comida se estrague.

Tags: , , , , , ,

Comentários

Top