Dar um comprimido a um gato

Dar um comprimido a um gato

Arranhões, mordidas, patadas. Quem já tentou dar um comprimido a um gato sabe certamente do que estamos a falar.
Conseguir que os gatos tomem um medicamento é um processo de stress para o dono e para o próprio animal, mas com alguns truques pode ser bastante facilitado.

Tentar que o animal tome um comprimido à força e sem preparação é um erro e pode gerar frustração ao dono, e causar stress no animal que já está doente.

Até se ter alguma prática é comum pensar-se que o gato engoliu o comprimido e ele cuspir o dito no momento seguinte, ou ele comer à volta do mesmo quando é misturado na comida.

Assim sendo, o ideal é preparar o gato para a toma do comprimido. Com o gato relaxado e calmo será muito mais fácil conseguir que ele engula o comprimido do que se tiver de correr atrás dele pela casa toda.

Em muitos medicamentos existe a opção de gotas em vez de comprimidos, como são de sabores do agrado dos felinos é muito mais fácil administrá-los do que os comprimidos, mas se não tiver essa opção fica com algumas dicas.

Duas formas de um gato tomar um comprimido:

Misturado na comida: Pode tentar desfazer o comprimido e misturá-lo na comida. Se optar por esta medida assegure-se que o pequeno felino come toda a comida para que o medicamento produza o efeito desejado.

O ideal é colocar o comprimido na sua comida preferida, para que seja mais difícil o gato aperceber-se do “intruso”, visto que irá comer sofregamente.

Pode tentar colocar o comprimido derretido na água mas será praticamente impossível que o felino beba o liquido todo, pelo que é uma solução pouco utilizada.

Introduzir directamente na boca: Para que o gato abra a boca terá de pressionar os cantos com o indicador e o polegar até que a boca esteja ligeiramente aberta. Não poderá reduzir a pressão (que não será muita), pois a boca fechar-se-á imediatamente.

Com a boca aberta incline ligeiramente a cabeça para trás e introduza o comprimido na boca fazendo-o deslizar até á goela. Feche imediatamente a boca do felino, mantendo-a fechada com uma mão. Atenção para não tapar o nariz.

Faça umas festas no queixo e pescoço para ajudar o animal a engolir o comprimido. Depois de um minuto o comprimido já deverá ter sido engolido mas tem de prestar atenção nos momentos seguintes pois pode acontecer o gato não ter engolido o comprimido e este aparecer meio derretido no chão. Caso aconteça terá de lhe dar outro.

 

Tags: , ,

Comentários

Top