Cortar ou não cortar as unhas aos gatos?

Cortar ou não cortar as unhas aos gatos?

Cortar as unhas a um gato não acarreta malefícios para este, desde que o corte seja efectuado correctamente. Este é um processo que pode desenrolar-se em casa, contudo existem algumas restrições. Apenas devem ser cortadas as unhas dos gatos que não tenham acesso ao exterior já que estas funcionam como arma de defesa e de fuga, como por exemplo o subir para uma árvore ou alguma rixa com outros animais.

É raro o gato que gosta que lhe cortem as unhas, no entanto, quando habituados desde pequenos, passa a ser uma tarefa habitual. Apesar disto, não há uma idade para começar a cortar as unhas dos pequenos felinos, mas deve ser, preferencialmente, numa etapa, antes do animal começar a arranhar e estragar os materiais.

 O corte das unhas pode ser feito em casa, sem a ajuda de um profissional veterinário, contudo, é provável que facilite, primeiro, ver alguém com experiência, a desempenhar a tarefa, para que possa ser aprendida a técnica.

Um corta-unhas normal pode ser utilizado mas este pode lascar as unhas do animal ou magoá-lo, sendo, por isso, preferencial um corta-unhas próprio para gatos.

O processo tem de se desenrolar num ambiente familiar e tranquilo, para o felino, que deve encontrar-se o mais confortável possível. O tom de voz do humano deve ser calmo e baixo. Este tem de procurar a posição mais prática para si.

As unhas destes animais são diferentes das da nossa espécie, estando ligadas a um osso (falange). Nestas passam vasos de sangue que, se fossem cortados, provocariam hemorragia e dor. Esta zona é conhecida como sabugo. Portanto, é muito importante saber onde deve ser feito o corte.

Primeiro deve ser apertada a ponta da pata, com o objectivo de mostrar as unhas na sua totalidade. Quando são claras, a tarefa é fácil, pois o sabugo é evidente. A localização correta, para efectuar o corte, encontra-se a cerca de 3 milímetros, abaixo da zona referida. Neste caso, a incisão deve ser precisa e rápida. No entanto, quando a unha é escura pode ser mais difícil, havendo necessidade de efectuar pequenos cortes e não um grande e definitivo. Caso o animal se mostre demasiado stressado, não insista, e espere que o gato alcance tranquilidade. A tarefa só deve ser retomada nessa altura.

Se, mesmo mantendo todos os cuidados, acontecer um acidente, o pior a fazer é entrar em pânico. Humedeça algodão em água oxigenada e segure-o na unha, até estancar o sangramento. Nesse caso, não insista em cortar as outras unhas ao felino. Espere que ele esqueça o episódio.

 

 

 

Tags: , , , ,

Comentários

Top