Cortar as unhas – como fazer

Cortar as unhas – como fazer

Cortar as unhas ao seu gato pode ser uma tarefa árdua caso ele não tenha sido habituado a este procedimento desde tenra idade. Contudo com alguma paciência e perseverança é uma tarefa que evitará danos nos sofás e demais móveis da casa.

O gato utiliza as unhas para marcar o seu território, para limitar as consequências negativas deste comportamento, é aconselhável cortar regularmente as unhas dos gatos caseiros.

Gatos de casa não conseguem efectuar o seu desgaste natural, pelo que as unhas devem ser cortadas, sobretudo as dos membros superiores. Em regra, basta que o faça uma vez por mês, mas dependerá da velocidade a que crescem as unhas do seu bichano.

Uma técnica para proceder ao corte das unhas consiste em sentar-se no chão e instalar o gato de barriga para cima, prendendo o corpo do felino entre os joelhos.
Depois basta pressionar ligeiramente a almofada da pata para que a unha fique a descoberto.
Repare que existe uma parte da unha mais clara, onde não há irrigação de sangue. É essa parte da unha que pode cortar sem magoar o animal.

unha1

 

 

Se cortar em excesso ocorrerá algum sangramento e deverá estancar o sangue com água oxigenada.

O estado das unhas do gatinho constitui um indicador da sua saúde. Demasiado duras ou moles, são sinais de eventuais carências ou de uma infecção bacteriana. Se habitualmente o animal roer as unhas, poderá encontrar-se numa fase de ansiedade.

Aconselhamos que antes de cortar as unhas pela primeira vez ao seu felino peça ao seu veterinário para lhe mostrar como se faz. Apesar de não ser um procedimento difícil é imprescindível que seja bem feito e sem magoar o gato.

Em regra, nas primeiras vezes, são necessárias duas pessoas para este processo, já que alguns gatos não gostam e procuram fugir. Com a habituação conseguirá cortar as unhas sem qualquer esforço e ajuda.

 

Tags: , , , ,

Comentários

Top