American Wirehair
Os gatos de raça American Wirehair, também conhecidos como “gato de pelo duro” surgiram devido a uma mutação espontânea, no ano de 1966.
O primeiro individuo tinha o nome de Adame e provinha de uma ninhada de 6 gatinhos, onde era o único, com uma pelagem diferente. Mais tarde, Adame foi cruzado (com uma gata de outra raça) e nasceram dois gatos com pelo áspero. Com o passar do tempo, os cruzamentos foram aumentando e a população cresceu. Alguns indivíduos desta raça foram exportados para a Alemanha e para o Canadá e, em 1978, estes animais começaram a participar em competições oficiais.
Atualmente é verificado um certo desinteresse nesta raça, existindo muitos poucos gatos American Wirehair. Neste sentido, estes animais apresentam preços elevados.
Ao contrário de algumas mutações, que se repetem, ao longo dos anos, em vários lugar do mundo, Adam foi um caso isolado, e portanto, todos os gatos American Wirehair são descendentes dele.
Esta raça apresenta pelagem curta e áspera, variando apenas na cor. Os olhos, destes animais, são dourados e bem separados. O nariz apresenta forma côncava e as orelhas são de tamanho médio. O gato American Wirehair é muito adaptável fisicamente e bastante resistente a patologias.
Estes pequenos felinos são muito energéticos embora meigos e afetuosos. Por outro lado são extremamente brincalhões, amando os momentos de diversão, partilhados com o seu dono.