Acabar com a preguiça

Acabar com a preguiça

Os gatos são conhecidos por gostarem de passar grande parte do dia nas suas sestas e apenas se mexendo para irem comer ou beber água.

Este sedentarismo que é característico dos felinos contribui muitas vezes para excesso de peso e comportamentos erráticos que não compreendemos.

Se lhe dissermos para ir passear o gato ao exterior certamente achará estranho, pois esse é um hábito dos cães e não é comum vermos gatos com trela a passearem alegremente junto dos seus donos.

Porém existem outros exercícios que poderá fazer com o seu animal de forma a que ele consiga gastar a energia que tem acumulada.

Quando a energia não é gasta de forma saudável os gatos acabam por ter comportamentos erráticos como comer plantas, arranhar o sofá e a mobilia ou mesmo trepar cortinados. Assim sendo o ideal é dispender de algum tempo por dia para brincar com o seu felino e evitar que algo que estima seja destruído pelo seu felino.

Os gatos adoram tudo o que se mexa à sua frente mas que consigam apanhar. Por vezes uma simples rolha de cortiça a saltitar pela sala é o suficiente para entreter o animal durante mais de uma hora. Mas existem outros brinquedos igualmente baratos e eficientes, tais como: bolas saltitonas, ratos de corda, pequenos espanadores, carrinhos de plástico, etc.

O ideal é testar vários destes brinquedos e ver quais é que despertam mais curiosidade no seu gato, para que possam brincar e evitar a letargia.

Ideias para brincar

- Subir e descer escadas: Pode ir colocando umas pequenas guloseimas nas escadas intermédias (compre guloseimas saudáveis que não tenham gorduras ou açucares) e incentivar o gato a procurar as mesmas, ou dar-lhe algo para ele seguir enquanto sobe e desce as escadas.
Se conseguir cativar a sua atenção e curiosidade ele andará para baixo e para cima a velocidades que o vão deixar surpreendido.

- Trepar: Existem alguns postes arranhadores com vários andares para os felinos, estes exercitadores são óptimos pois obrigam os gatos a saltar e a trepar. Se tiver um destes exercitadores coloque algo no topo para estimular o animal e vá alternando entre o topo e a base de forma a que o felino desça e suba várias vezes.

- Lanterna com luz: Os gatos com a sua curiosidade aguçada irão atrás do ponto de luz até o apanharem, o que poderá colocar o felino a correr pela casa durante horas. Porém quando “apanham” essa luz não existe nada palpável para agarrar, o que fará com que fiquem frustrados, pelo que esta brincadeira deve ser apenas utilizada muito esporadicamente e seguida de outra que os deixe felizes.

Dispenda tempo diariamente para o seu felino e procure descobrir o que ele gosta de fazer para além de dormir, se estiver atento descobrirá imensos passatempos para relaxar e ao mesmo tempo exercitar o seu animal.

Tags: , , , ,

Comentários

Top